domingo, 29 de julho de 2012

Limpeza Ecológica


Aprenda a preparar algumas misturas para limpar pisos, armários e o vaso sanitário sem usar produtos químicos. Com um borrifador cheio, você consegue limpar uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

1. Dê preferência ao vinagre de álcool. Ele é o mais versátil e pode ser usado em tudo.
2. Suco de limão é o melhor desengordurante. Passe o suco puro no forno, deixe por algum tempo e lave em seguida com água e sabão. Deixe os queimadores do fogão de molho no suco dos limões que começam a murchar e lave bem depois. Você vai ver como seu fogão vai ficar limpinho e brilhante.
3. O bicarbonato de sódio é um excelente abrasivo para lavar a parte superior do fogão, mesmo os de inox. Faça uma pasta com água, esfregue e depois lave com água e sabão. Dissolvido em um pouco de água morna, você pode usar para lavar o fogão por fora e também as geladeiras por dentro e por fora. Tira todo e qualquer cheiro e mantém o branco.
4. Utilize sal grosso para desentupir vasos sanitários, ralos e pias. Ele tem uma vantagem adicional: você elimina as baratas que habitam o encanamento e saem das pias, especialmente à noite. Para garantir, coloquem os protetores de ralo.
5. Misture vinagre branco (ou 2 colheres de sopa de suco de limão) e água na mesma proporção (meio a meio), e quatro colherinhas de café de Bicarbonato de Sódio para limpar vidros, azulejos, vasos sanitários, móveis de couro branco, pia de mármore branco, box de banheiro e espelhos.
6. Utilize um pulverizador com vinagre branco puro para limpar a pia do banheiro e a borda do vaso sanitário O cheiro do vinagre dissipa-se rapidamente e fica tudo limpinho e desinfetado, já que o vinagre puro mata 99% das bactérias, 82% do mofo e 80% dos germes.
7. Para evitar o entupimento da pia do banheiro, coloque a cada 15 dias, 4 colheres de chá de bicarbonato de sódio e 4 colheres de sopa de vinagre. Deixe agir durante a noite e, pela manhã, despeje água fervendo. Enfim, casa limpa e saúde garantida! E o planeta ainda agradece!
8. Polidor de piso e mobília: Misture 1 xícara de óleo mineral; 1 xícara de vinagre branco, agite para misturar e passe o produto com um pano limpo.
9. Limpadores em pasta para várias funções: uma mistura de vinagre, sal e água em quantidades iguais formam um efetivo produto de limpeza. Para obter uma pasta tipo sapóleo, experimente misturar partes iguais de sal grosso e fermento, com água suficiente para formar uma pasta. Para as duas receitas, aplicar a solução com esponja úmida, esfregando.
10. Pendure alguns galhos de eucalipto, alecrim ou lavanda dentro do box do chuveiro. O vapor fará com que eles exalem seu aroma natural mais forte do que o normal.
11. Óleos essenciais naturais podem ajudar seu lar a ter sempre aroma de frescor, se após a limpeza você pingar algumas gotas num pouco de água, colocar num vaporizador, vaporizar um pouco da solução num pano de algodão e passar ligeiramente nas superfícies para dar uma fragrância refrescante no ar. São indicados: lavanda, alecrim, citronela, capim-limão, eucalipto, menta, laranja, limão, pinho, cipreste.
12. Pingue algumas gotas do seu óleo essencial preferido na parte interna do tubo de papelão do papel higiênico. Cada vez que você girar o tubo, ele liberará no ambiente um aroma de frescor.
13. Os óleos limpam e protegem naturalmente, o bicarbonato de sódio limpa e desodoriza, e o vinagre é um desinfetante natural. Vinagre e óleos essenciais são antibactericidas naturais, principalmente o de eucalipto. Para pisos de madeira, usa-se óleo de oliva, água e óleos essenciais.
Fonte: Associação Ipê e Instituto Nina Rosa



Nenhum comentário:

Postar um comentário