10 Dicas De
Grandes Empreendedores Para Você Aplicar Hoje
Por: Marcelo Nakagawa
Por: Marcelo Nakagawa
1. Tenha três grandes objetivos Um dos maiores problemas dos donos de negócios é
investir seu precioso tempo em questões que não são prioritárias. “Algo que
você não pode se permitir é perder o foco. Empreendedores costumam ter uma
espécie de distúrbio de déficit de atenção”, diz Marc Benioff, co-fundador da
Salesforce.com. Nesta linha, Michael Lazerow, da Buddy Media, pergunta: “Quais
são os três coisas que precisam acontecer nos próximos 6 ou 10 meses para
aumentar as chances de sua empresa atingir o sucesso no longo prazo?”. Se você
não sabe responder essa questão, nenhuma dica deste texto vai ajudá-lo a
atingir seus objetivos.
2. Faça reuniões operacionais de pé Michael Bloomberg não é apenas o prefeito de
Nova York: ele fundou a Bloomberg News, uma das maiores provedoras de
informações financeiras do mundo, que faturou US$ 8 bilhões em 2012. Em uma
reunião, ele ficou particularmente irritado com os funcionários que liam os
relatórios dos seus respectivos departamentos. Na semana seguinte, todas as
cadeiras da sala foram retiradas. “É incrível o quanto uma reunião em pé é mais
rápida e mais focada”, disse Bloomberg.
3. Realize reuniões pessoais enquanto
caminha Steve Jobs, co-fundador da Apple,
fazia todas suas reuniões importantes durante longas caminhadas. Mark Zuckerberg,
do Facebook, e Jack Dorsey, do Twitter, também adotam a prática. Essa
iniciativa aumenta o sigilo das conversas, além de aumentar o nível de oxigênio
no organismo, melhorando a memória e conectividade entre os circuitos
cerebrais. Também incentiva o uso dos dois lados do cérebro, unindo capacidade
analítica e criatividade. Por fim, caminhar em um dia agradável melhora o humor
e o condicionamento físico. Com tantas vantagens assim, os resultados só tendem
a melhorar. “O que mais gosto de fazer para relaxar é caminhar. Se estou com
algum amigo, sempre temos nossas melhores conversas enquanto caminhamos”, diz
Dorsey.
4. Gerencie andando por aí Muitos empreendedores utilizam o MBWA
(management by walking around), termo difundido por Bill Hewlett e Dave Packard,
co-fundadores da HP. Significa basicamente sair da cadeira e andar pela
empresa, interagindo com colaboradores, fornecedores e clientes. “Nessas
andanças, aprendi que qualidade requer minutos de atenção para cada detalhe,
que todos os colaboradores querem fazer um bom trabalho, que manuais escritos
raramente estão adequados e que o envolvimento pessoal é essencial”, diz
Packard. Sam Walton, fundador do Walmart, acordava de madrugada para ir tomar
café com os motoristas dos caminhões da empresa. Não só fazia novos amigos, mas
também sabia quais produtos vendiam mais, quais lojas estavam com problemas e
quais ideias poderiam ser implementadas para melhorar a oferta de produtos nas
gôndolas.
5. Trave a quarta-feira A prática começou no Facebook: deixar as
quartas-feiras livres de reuniões ou compromissos, para que o dono do negócio
se dedique totalmente ao que deve ser feito. Mais tarde, outros empreendedores
do Vale do Silício seguiram a empresa de Mark Zuckerberg. Quando deixou o
Facebook para fundar a Asana, uma badalada startup que vende soluções de
produtividade, Dustin Moskovitz levou com ele a prática. Pendências da segunda
e terça? Resolva na quarta! Algo que deve ser entregue ou feito na quinta ou
sexta-feira? Adiante na quarta-feira! “O maior objetivo de deixar as quartas
sem reuniões é garantir que todos tenham uma boa reserva de tempo a cada semana
para se concentrar no trabalho”, diz o memorando interno da Asana.
6. Coloque sua empresa para atender o
cliente Tony Hsieh não é só famoso nos Estados
Unidos por ter co-fundado a Zappos, um site de comércio eletrônico de calçados
vendido à Amazon por quase US$ 1 bilhão. É conhecido também por transformar sua
companhia em uma das melhores empresas para se trabalhar no país. Diversas
práticas explicam esses sucesso, mas a principal é que todos os colaboradores
precisam, a cada dez semanas, deixar suas funções por um momento para atender
clientes. O funcionário só volta para a sua função original no momento em que
oferecer um nível de serviço tão bom que o cliente diga: “Uau!”. “O serviço
sempre foi importante na Zappos, mas fazer do cliente o foco da nossa marca foi
um movimento audacioso”, diz Hsieh.
7. Tire 3 dias de férias a cada 3 meses “Não se pode ver a floresta a partir das
árvores”, diz um ditado repetido em várias línguas. Da mesma maneira, um
empreendedor não consegue ver seu negócio quando está imerso na empresa. Jeff
Bezzos, fundador da Amazon achou uma solução para essa armadilha: “No final de
cada trimestre, costumo sair de férias por alguns dias. Com um pouco de
isolamento, começo a ficar mais criativo.”
8. Carregue um bloco de notas É algo simples e até pré-histórico (na era da internet
móvel), mas muitos empreendedores ainda utilizam blocos de notas. “Quando anoto
alguma coisa que me disseram, vou em frente e trabalho na sua implementação no
dia seguinte”, diz Richard Branson, empreendedor da Virgin Group.
9. Tire fotos Muitas ideias não podem ser escritas. Por essa
razão, empreendedores como Walt Disney e Sam Walton costumavam andar com uma
câmera fotográfica na mão (antes da era dos smartphones). Gostou de algum
conceito que pode ser aplicado na sua empresa? Tire fotos! Foi o que fez Sam
Walton quando visitou o Brasil na década de 1980: ele ficou encantado com o
conceito de hipermercado que viu nas lojas do Carrefour. Fotografou tudo o que
pode e criou sua versão de super loja nos Estados Unidos.
10. Viva experiências malucas (de vez em
quando) Você não conseguirá inovar com velhas
ideias. Assim, inclua experiências malucas na sua agenda, mesmo que não tenham
nenhuma relação com o seu negócio. Richard Branson é referência nisso – já fez
maluquices como se vestir como aeromoça a dar a volta na Terra em um balão.
Outro exemplo interessante é dado pelo co-fundador e atual CEO do Google, Larry
Page. Todos os anos ele vai ao festival Burning Man, que reúne artistas,
inovadores e doidos varridos no deserto de Nevada, Estados Unidos. “Não
gostamos que o mundo mude rapidamente. Mas talvez possamos separar um pedaço do
mundo... Eu gosto de ir ao Burning Man, por exemplo. É um ambiente em que as
pessoas podem tentar novas coisas”. Na verdade, é um pouco mais do que isso.
Tire suas próprias em conclusões em www.burningman.com.
Por fim, o conselho mais importante:
copie e implemente as dicas que funcionam para o seu negócio, mas crie também
suas próprias sugestões sobre como empreender mais e melhor.
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